Minha lista de blogs

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Praticando Pétalas de Rosas..........como flocos de neve


Gostaria de comentar brevemente nesse blog como foi proveitoso o workshop O Lugar onde o Movimento É com Camilo Cavalebre (Brasilia), esse final de semana no Espaço Kriyacura, Rua Democrata, 21 - Dois de Julho - Salvador-Bahia.

Partindo de estorinhas e citações bastantes pertinentes, o works se iniciou direcionado a uma prática para percebermos o quanto estamos atentos ou não ao que estamos produzindo com nossos corpos, como característica desse encontro apresento o que chamo "descobertas"(pessoal).

Muita coisa me interessa no trabalho de contato-improvisação, os exercícios técnicos, as possibilidades de contato, as trocas/idéias e os limites que descobrimos com o outro e o ambiente.
A reflexão a partir do sentimento e das discussões que surgem no/com o outro acredito ser a maneira mais clara para percebermos o que estamos produzindo em movimento, em imagem e diálogo consequentemente construindo pontes de conexão. O exercíco real do contato.
Nesse encontro, além do diálogo dos corpos, a exploração de peso e a percepção da tridimensionalidade do corpo, foram feitas negociações necessárias para encaminhamento contínuo do exercício improvisacional.

Podemos mapear algumas estratégias como possibilidades para contextualizar esse diálogo bilateral e possibilitador do/no corpo que acontece nessa prática criativa. Perceber, escutar, respeitar, conversar e criar oportunidades foram algumas das palavrinhas mágicas/estratégias que cito aqui com propriedade, pela experiência que passei junto aos meus amigos nesses dois dias.
Como busca a essa motivação/parceria o corpo é capaz de dialogar com propriedade tecendo relações com o espaço e com os outros corpos acompanhando e sendo acompanhado por outros harmoniosamente
Aparentemente difícil, essa pesquisa ao contato/escuta/encontro prescende de um exercício básico que aprendi com um coreógrafo chamado Kleber Damaso(GO), a generosidade, já ouvimos muito falar durante o decorrer da vida, porém poucos se apropriam do seu uso.(Futuramente pretendo discorrer sobre esse assunto)
A delicadeza do trabalho de Camilo, indica também sobre as relações permeáveis corpo/ambiente, e a importância de ser/estar com o outro, buscando um encontro ao olhar agregador/paciente também consigo mesmo.
Muita coisa pode ser dita aqui ainda,.........muitos pensamentos ainda estão se formando, durante o evento fiquei com vontade de gravar........filmar!Mas estaria perdendo aquele "momentum".........e novas descobertas que ainda estão por vir.


e "Nenhum floco de neve cai no lugar errado” (Ditado Zen)

Um comentário: